Lendas da IA: Geoffrey Hinton “the godfather of deep learning”

Hoje vamos falar sobre uma das lendas da história da Inteligência Artificial: Geoffrey Everest Hinton.

Psicólogo e cientista da computação, nasceu em 1947 e é conhecido como um dos pioneiros na área de redes neurais e aprendizagem profunda (deep learning).

Famoso por ter publicado em 1986, junto com David Rumelhart e Ronald Williams, o artigo “Learning representations by back-propagating errors”. Este artigo possui mais 8 mil citações e foi o responsável por popularizar o algoritmo de backpropagation para o treinamento de redes neurais de múltiplas camadas.

Outro grande marco na carreira de Geoffrey Hinton foi a AlexNet, uma convolutional neural network (CNN) projetada por seu orientando de doutorado Alex Krizhevsky, que ganhou o desafio ImageNet e cujo artigo já possui mais de 67 mil citações. AlexNet é considerada um marco na história da computação visual, ajudando a revolucionar as pesquisas nesse campo.

Ganhou diversos prêmios e reconhecimentos durante sua carreira, mas talvez o mais prestigiado tenha sido a conquista do Prêmio Turing (considerado o Nobel da Computação). Ele recebeu o prêmio Turing em 2018 junto com Yoshua Bengio e Yann LeCun por seu trabalho com aprendizagem profunda.

Professor da Universidade de Toronto, fundou uma empresa chamada DNNresearch que foi comprada pela Google 2013. Desde então passou a dividir seu tempo entre a Universidade e o trabalho na Google onde passou a fazer parte da equipe do Google Brain.

Um fato curioso sobre Geoffrey é que ele é tataraneto do matemático George Boole! O trabalho de Boole na área da Lógica é uma das bases da Ciência da Computação.

Você pode conferir uma excelente entrevista feita pelo Andrew Ng com o Geoffrey e disponível aqui. Na entrevista ele fala sobre sua história e tópicos de pesquisa no qual está trabalhando. Ao final, ele oferece alguns conselhos para quem deseja iniciar na área de deep learning:

Observe algo que você acha que todo mundo está fazendo errado. 
Você olha e simplesmente não parece certo.
E então descubra como fazer isso direito.
Nunca pare de programar.

E aí? Gostou dos conselhos?

Até mais e obrigada pelos peixes!

Publicado por

priscyllamss

Priscylla Silva is a teacher at the Federal Institute of Alagoas (IFAL), Brazil. She obtained her BSc degree in computer science from the Federal University of Alagoas (UFAL), Brazil. Later, she received her Master degree in Computer Science from the Federal University of Campina Grande (UFCG), Brazil. Her research interests include User Modelling, Recommender Systems, Machine Learning, Intelligent Tutoring Systems, Robotics, Internet of Things, and Internet Governance.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s