O curso do Coursera de Machine Learning oferecido pela Universidade de Stanford e ministrado pelo professor Andrew Ng é provavelmente o curso mais famoso da plataforma e um dos responsáveis pelo início do BOOM que foi as plataformas de MOOC (Massive Open Online Course) nos últimos anos.

O curso é dividido em 11 semanas e requer um tempo de dedicação de 5 a 7 horas por semana. Este tempo é dividido entre as vídeo aulas, leitura de material complementar, uso dos fóruns, quizzes com perguntas de múltipla escolha e exercícios de programação.

O curso é bem teórico-prático, e aborda aprendizagem supervisionada, não supervisionada, redes neurais, sistemas de recomendação e diversas dicas de implementação dos algoritmos.

A linguagem usada é o Octave, e se você nunca a utilizou antes, não se preocupe! O curso possui algumas aulas básicas da linguagem. Você também pode usar MATLAB para responder os exercícios de programação. Eu pessoalmente achei a linguagem fácil e de rápida assimilação, mas é aquilo, tentativa e erro, você vai experimentando e testando os comandos, brincando com alguns exemplos… até se acostumar com ela.

Cada quiz e exercício valem pontos de 0 a 100 e você tem até o final de cada semana para realizá-los. Você pode responder o quiz quantas vezes quiser, a sua maior pontuação será a que ficará salva. E detalhe sobre o quiz é que existem um limite de tentativas seguidas, se você alcançar esse limite precisa esperar um tempo para tentar de novo, por isso não deixe para responder em cima da hora!

Os exercícios de programação também valem pontos e são avaliados de forma automática usando casos de testes prontos. Você também pode submeter suas soluções para os exercícios quantas vezes quiser, a maior pontuação será mantida. Eu recomendo que você procure nos fóruns por casos de testes criados e publicados pelos antigos alunos, você pode usá-los para verificar se suas soluções estão apresentando a saída correta antes de submetê-la para avaliação

Eu já iniciei o curso duas vezes, na primeira vez fui até a metade das semanas e parei. Na segunda vez fui até a semana 9 e perdi o prazo de entrega de um exercício, daí continuei vendo apenas as vídeo aulas sem responder os exercícios. E valeu muito a pena! Dessa vez resolvi fazer novamente apenas para completar todas as atividades e também para compartilhar aqui com vocês a experiência de realizar o curso.

A ideia deste diário de bordo é falar um pouco sobre cada semana do curso, não vou fazer nenhum “resumão” e nem replicar o conteúdo do curso, a intenção aqui é compartilhar minha opinião sobre como foi a semana, dicas de material complementar e alguns experimentos extras que pretendo fazer com o conteúdo aprendido.

E aí? O que acha de me acompanhar nesta jornada?

Até mais, e obrigado pelos peixes!