Uma pessoa pode ter vários motivos para iniciar seus estudos sobre inteligência artificial. Ela pode estar procurando um área para ganhar dinheiro. Desejar ser o próximo gênio da computação que irá criar a Skynet. Ter apenas curiosidade sobre o assunto e ver se gosta… Enfim, milhões de motivos! E uma das perguntas que você, iniciante em IA, pode estar fazendo nesse momento é: eu preciso saber matemática para aprender Inteligência Artificial?

Essa é uma pergunta complexa e maliciosa… mas vamos tentar responder!

person holding a chalk in front of the chalk board
Foto por JESHOOTS.com em Pexels.com

Se você está iniciando em IA não precisa se desesperar. Você poderá utilizar ferramentas já prontas (como Weka, por exemplo) e brincar um pouco com elas. Comece pegando uma base de dados disponível publicamente e rodando alguns algoritmos de aprendizagem de máquina; você pode fazer isso mesmo com dificuldade em matemática! Você também pode pegar alguns frameworks e criar um sistema multiagentes simples de forma rápida  e sem pânico.

Agora, se você pretende ir mais fundo em IA, algum conhecimento de matemática será necessário. Bem… qual conhecimento? Depende da área que você está interessado ou queira se especializar. Algumas áreas exigem conhecimento em álgebra linear ou uma noção básica de multiplicação de matrizes, outras requerem o domínio de probabilidade e estatística, áreas mais avançadas podem exigir conhecimento nível phd em matemática!  A resposta correta para essa pergunta é: DEPENDE.

Mas você veio aqui em busca de respostas, vamos a elas:

Estou no km 0. Por onde começar? Comece por álgebra linear, tenha um conhecimento sólido em operação de matrizes e vetores. Já será um ótimo começo!

E quem tem interesse em Aprendizagem de Máquina (Machine Learning)? Bem, dedique-se a álgebra linear, cálculo e probabilidade.

Interessado em modelagem de conhecimento? Inicie por lógica e redes Bayesianas.

Outros tópicos matemáticos interessantes para algumas áreas de IA: Complexidade Computacional, Matemática Discreta, Teoria dos Grafos e Teoria dos Jogos.

Lembre que essas dicas são para quem está iniciando. Isso não significa que esses são os únicos assuntos de matemática que você precisa saber em aprendizagem de máquina, por exemplo. Significa apenas que iniciar por eles é um ótimo começo! Com o tempo, você mesmo vai percebendo outros assuntos que irá precisar aprender. É melhor começar devagar e, a medida que você for descobrindo sua área de especialização, ir estudando o background de matemática necessário. Faça isto ao invés de ir feito um louco estudando tudo e no final precisar saber apenas tópicos específicos, ou pior, não aprender nada de nada.

Se você domina o inglês, tem algumas discussões bem interessantes no quora sobre isso:

Concorda com o post? Comente! Não concorda? Comente também! 🙂

Até mais, e obrigado pelos peixes!