Lendo livros técnicos

Você alguma vez já foi na biblioteca e pegou um livro técnico para ler? Já comprou um? Já baixou um ebook e leu por completo? Vez ou outra o debate sobre por que nós lemos tão pouco surge na TV, nas redes sociais ou em rodas de amigos (será?), no geral as pessoas falam sobre livros literários e as discussões giram em torno de porque as crianças não são estimuladas a ler, o preço dos livros ou sobre a difícil linguagem dos clássicos da literatura, mas… e quanto aos livros técnicos?

Bem, se você tem uma formação em uma determinada área, então é de se imaginar que você tem um bom nível de escolaridade e que, de certa forma, teve o hábil da ler pelo menos os materiais disponibilizados pelos professores na faculdade, será mesmo? Na área de tecnologia é muito fácil encontrar as informações e conhecimentos que precisamos em videos no Youtube, blogs e fóruns, tudo isso de forma rápida, sem a necessidade de parar para ler páginas e páginas de um livro… O problema disso tudo, é que para uma pessoa experiente é fácil extrair de suas buscas no google o conhecimento que se está buscando, mas para iniciantes esse é um caminho cheio de pedras, muitas vezes encontramos informações incompletas ou erradas, em algumas delas o autor avisa que está compartilhando um conhecimento que ele ainda está aprendendo, então o mesmo pode não estar 100%, e tá tudo bem, porque ele não é um expert, mas o leitor tem que estar atento a isso.

Algumas vantagens da leitura de livros técnicos:

  • Ele foi escrito por um especialista, alguém reconhecido na área, então dificilmente você encontrará informações erradas;
  • O conteúdo é direcionado a um público específico, se você quer aprender sobre uma determinada área, você irá encontrar livros em níveis iniciantes, intermediários e avançados. Podendo escolher o que melhor se adequar a sua realidade;
  • O conteúdo é aprofundado. Você não vai aprender apenas o que, mas também o porque. Em programação, por exemplo, muitas vezes você tem um problema para resolver e busca a solução na web, você a encontra e a replica, mas se alguém perguntar a você porque essa solução funciona, a sua resposta será: “não sei, vi na internet e disseram para fazer assim” (professores escutam isso o tempo todo);
  • Quando você usa apenas a web, na maioria das vezes, você aprende apenas o que você está procurando, num livro, além do que você procura, tem várias informações que você pode optar por ignorar ou adorar descobrir. Muitos livros técnicos contém informações extras sobre pessoas importantes ou curiosidades de determinada área de conhecimento.

Estou querendo dizer com isso que vasculhar a web, passar horas vendo palestras e videoaulas no YouTube ou acompanhar aquele excelente blog de tecnologia é algo ruim? Claro que não! Você precisa se manter atualizado sobre a sua área de atuação e essa é a melhor forma! Agora, se você quer ser realmente um bom profissional, você precisa adicionar a tudo isso a leitura dos livros da sua área!

Tendo como inspiração alguns booktubers, que costumam criar projetos de leituras conjunta com seus inscritos, como por exemplo Lendo Moby Dick da Tatiana Feltrin, vamos também lançar um projeto de leitura, no qual vamos discutir capítulo por capítulo alguns livros técnicos relacionados a área de inteligencia artificial! Nada de resumão do assunto! Vamos expor nossa opinião sobre o conteúdo, opinar sobre o nível de conhecimento necessário para compreendê-lo e sobre situações e aplicações reais nas quais tal conhecimento pode ser útil.

O espaço dos comentários é seu! Deixe sua opinião sobre esse assunto polêmico e sugestões de bons livros técnicos na área de tecnologia para ler!

Até mais, e obrigado pelos peixes!

Publicado por

priscyllamss

Priscylla Silva is a teacher at the Federal Institute of Alagoas (IFAL), Brazil. She obtained her BSc degree in computer science from the Federal University of Alagoas (UFAL), Brazil. Later, she received her Master degree in Computer Science from the Federal University of Campina Grande (UFCG), Brazil. Her research interests include User Modelling, Recommender Systems, Machine Learning, Intelligent Tutoring Systems, Robotics, Internet of Things, and Internet Governance.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s